Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jardim de Mil Histórias

Jardim de Mil Histórias

27.Jan.15

{Opinião} "A Improvável Viagem de Harold Fry", de Rachel Joyce

Este livro recebeu o National Book Award em 2012 e é um romance divertido e introspectivo. 

Rachel Joyce conta-nos a história de Harold Fry, um homem reformado, para quem os dias são todos iguais. Um dia recebe uma carta de uma antiga colega de trabalho, Queenie Hennessy, que não vê há mais de vinte anos, a informar-lhe que está doente e internada numa casa de saúde. Harold decide responder de imediato e sai para colocar a carta nos correios. Contudo, o percurso torna-se um pouco mais longínquo e dura 87 dias. 

Esta é a viagem de Harold Fry. Uma viagem que vai alterar a sua vida e o seu modo de estar. Harold Fry é um protagonista muito calmo, muito ponderado (por vezes demais), como a autora afirma «um homem que sempre baixou a cabeça para evitar confrontos».

No início parece um pouco descabida esta iniciativa de fazer uma viagem de mil quilómetros, mas ao longo do livro percebemos o seu sentido. Não é só uma viagem física, mas também uma viagem introspectiva. Durante a sua viagem pensa no seu passado, enquanto pai, marido e filho. É uma viagem intensa, com condições por vezes adversas.

É um bom livro, com uma escrita acessível. No entanto, por vezes tinha alguma dificuldade em perceber em que "tempo" a acção se desenrolava. Gostei do livro, embora não me tivesse cativado tanto quanto eu gostaria. Contudo, achei uma história inspiradora e tocante que fala de amor, persistência, força interior e segundas oportunidades.

Se há uma frase que caracteriza este livro é a seguinte:

«A distância mede-se em recordações» 


Boas leituras!


Classificação:
3/5 - Bom

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.