Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jardim de Mil Histórias

Jardim de Mil Histórias

22.Fev.17

Opinião | "Desgraça", de J. M. Coetzee


Título: Desgraça 
Autor(a): J. M. Coetzee
Editora: Bis - Leya
N.º de Páginas: 197 páginas
Edição: 2008

Classificação:  2,5 estrelas



Sinopse:
David Lurie é um professor universitário de meia-idade, divorciado, que divide o seu tempo entre o desânimo das aulas e as satisfações momentâneas que lhe proporciona uma prostituta chamada Soraya. Quando a prostituta deixa de o atender, David dirige a sua atenção para uma jovem aluna, com a qual terá uma arriscada aventura. A denúncia da relação provocará um autêntico naufrágio existencial, que começa com a humilhação pública e o afastamento do cargo. David procura então a sua filha Lucy, que vive numa quinta numa zona rural, longe da Cidade do Cabo. Mas a desgraça continuará a persegui-lo... 


Opinião:
Este é um livro que já faz parte da minha biblioteca faz muito tempo. Mas nunca me decidi a lê-lo. Há livros assim, que não nos seduzem. Umas vezes com alguma razão, mas outras vezes não. Neste caso, a minha intuição estava certa.

Li o livro para o projecto Worl Book Tour da Cláudia e da Cata. Queria muito participar e achei que esta era a perfeita oportunidade para o fazer. A verdade é que este livro não me agarrou de forma nenhuma. A uma determinada altura pensei que me estava a surpreender, mas o não gostei do rumo que a história teve. 

Contudo, fez-me pensar em alguns aspectos da vida. Não podemos dar nada como certo na nossa vida, que não podemos ser arrogantes com ela. E que as nossas prioridades e o nosso modo de estar na vida muda consoante o meio onde vivemos. Tudo é determinante.

Embora não fosse um livro que me agarrasse quero ler mais livros do autor. Algo me seduziu na sua escrita. Mas esta história não é para mim.  

Boas leituras.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.