Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jardim de Mil Histórias

Jardim de Mil Histórias

11.Set.17

Opinião - Livros Infantis | "A Senhora Frederica", de Heinz Janish e Helga Bansch


Título: A Senhora Frederica
Autor(a): Heinz Janish e Helga Bansch
Editora: Livros Horizonte
Temática/Género: Literatura Infantil
Faixa Etária: entre aos 6 aos 10 anos
N.º de Páginas: 32 páginas
Edição: 2012
Prémios literários: "Prémio Literário Infantil de Viena" e "Prémio Chronos de Literatura".

Sinopse:
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.

Com espantosas ilustrações da reconhecida artista austríaca Helga Bansch e vencedor de vários Prémios de Literatura Infantil, A Senhora Frederica conta a extraordinária relação de fantasia que só entre uma criança e um velho pode acontecer, porque os velhos têm o maravilhoso condão de voltar a ser um pouco como as crianças. A Senhora Frederica é uma vizinha mas também podia ser a avó que, como tantas avós das nossas crianças já perdeu um pouco do sentido da realidade. Mas é também por isso, por velhos e crianças partilharem o mundo da imaginação, que estas ligações podem ser tão poderosas.



Opinião:
Esta é uma história deliciosa. Emociona. Toca-nos de uma forma muito subtil. Este é o retrato de uma senhora de 91 anos pelo olhar inocente de uma criança. Esta história retrata a amizade no seu estado mais puro.

A Senhora Frederica é paciente, forte, dedicada, habilidosa, bem-disposta...quase mágica. Mas a solidão está muito presente na vida desta senhora. Não tem amigos, nem família. E é esta criança que vai preencher os dias da Senhora Frederica com uma cor e vida que ela desconhecia. 

É importante cuidarmos do outro, dos nossos familiares. E é isso que este livro pretende transmitir. Valorizar o ser humano pelo seu riqueza interior e de vida. O envelhecimento, a interacção intergeracional, a amizade e solidão estão muito presentes neste livro.

Um livro que vale a pena ler com as nossas crianças.

Boas leituras.

4 comentários

Comentar post