Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jardim de Mil Histórias

Jardim de Mil Histórias

16.Jan.17

Opinião | "Maus", de Art Speigelman


Título: Maus
Autor(a): Art Spiegelman
Editora: Bertrand
N.º de Páginas: 296 páginas
Edição: 2014

Classificação:  5 estrelas



Sinopse:
Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polaco sobrevivente de Auschwitz, narrada por si próprio ao filho, o cartoonista Art Spiegelman. O livro é considerado um clássico contemporâneo da BD. Foi publicado em duas partes: a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, o livro ganhou o prestigioso Prémio Pulitzer de literatura. 
A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas - história, literatura, artes e psicologia. Com uma nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume. 
Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazis ganham feições de gatos; os polacos não-judeus são porcos e os americanos, cães. Este recurso à imagética da fábula, aliado à ausência de cor, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto. Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. 
De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo da BD e da literatura em geral, e um relato histórico de valor inestimável.


Opinião:
Este tipo de leituras, graphic novels (ou BD), não são habituais por estes lados. Mas há pouco tempo fiquei rendida, pois através das imagens conseguimos ver emoções e expressões que por vezes as palavras não transmitem. 

Maus foi o primeiro livro do ano e o primeiro para o projecto Leituras do Holocausto II para o grupo do Goodreads e para o projecto da Dora

Não me vou alongar sobre o tema. Toda a gente já conhece ou já ouviu falar no Holocausto e nas suas histórias de horror. Aliás os leitores do blogue sabe que tenho uma eleição por livros sobre este tema, pois organizei esta iniciativa o ano passado

Um livro fantástico, com uma mensagem incrível. O autor personifica os protagonistas através de animais. Uma história contado com algum humor, mas muita seriedade e respeito. Novamente, uma graphic novel que vale a pena ser lida. Não só pelo tema, mas pela forma como o autor a transmite.

Boas leituras.





12 comentários

Comentar post