Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jardim de Mil Histórias

Jardim de Mil Histórias

31.Mai.16

Opinião | "Não Há Tantos Homens Ricos como Mulheres Bonitas Que os Mereçam", de Helena Vasconcelos


Nome: Não Há Tantos Homens Ricos como Mulheres Bonitas Que os Mereçam"
Autor(a): Helena Vasconcelos
Editora: Quetzal
Edição: 2016
N.º Páginas: 312 páginas




Sinopse:
Uma resposta contemporânea aos romances e às heroínas de Jane Austen.
Helena Vasconcelos é uma profunda conhecedora da obra de Jane Austen e, neste seu primeiro romance, põe em contraponto o universo da escritora inglesa de oitocentos e o da heroína contemporânea, Ana Teresa DeWelt, jovem mulher do século XXI, que procura a felicidade, estudando incessantemente os seus indícios e ensinamentos, ainda que velados, na prosa austeniana. O papel das jovens adultas na sociedade do fim do século XVIII e início do século XIX (com os seus ritos, costumes, valores e preconceitos) não é certamente o mesmo nos dias de hoje. Muitas coisas mudaram nas sociedades e na maneira como valorizam, ou não, a mulher, mas nem tudo mudou.
Este divertido romance, cujo título foi retirado de Sensibilidade e Bom Senso, é também uma sátira de costumes e cumpre a «agenda» dos livros de Austen: debaixo da aparência de normalidade e conformidade com as regras (também literárias), observa e critica com ironia e subtileza, os meandros da família, da amizade, do interesse material, do desejo e do amor.


Opinião:
Agarrei neste livro principalmente pelo título. Apenas e somente por isso. Desconhecia o livro, a sua história, embora já conhecesse a autora.

Pensei que não podia deixar de ler um livro falasse de mulheres e descobrir a história para além das primeiras impressões.

Logo no início a autora contextualiza um pouco este romance. Um título baseado num dos romences de Jane Austen. Nunca li nenhum livro de Jane Austen, contudo nem isso me fez recuar com a sua leitura.

Já tinha visto opiniões menos positivas em relação a este livro. Embora tivesse gostado da história percebi porquê. Uma história um tanto ao quanto snob (é a minha opinião), com personagens snobs só podiam ser uma história snob. Esta foi a minha percepção no início. Contudo, a autora foi-me conquistando cada vez mais com a sua escrita e com toda a envolvência do universo na mulher quer na nossa sociedade, quer na sociedade em que vivia Jane Austen.

Gostei bastante de conhecer um pouco esta autora inglesa de quem tanto se fala, mas nunca li nada dela. Não só da sua história de vida, como também a relação de algumas histórias e personagens com a sua própria vida.

Foi uma leitura que fiz que com muito agrado e que recomendo a quem gosta de Jane Austen. Helena Vasconcelos é uma autora que vou querer acompanhar.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.