Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jardim de Mil Histórias

Jardim de Mil Histórias

16.Mar.17

Opinião | "No seu mundo", de Jodi Picoult


Título: No seu mundo
Autor(a): Jodi Picoult
Editora: Civilização Editora
N.º de Páginas: 624 páginas
Edição: 2010
Temática/Género: Romance

Classificação: 5 estrelas


Sinopse:
Jacob Hunter é um adolescente: brilhante a Matemática, sentido de humor aguçado, extraordinariamente bem organizado, incapaz de seguir as regras sociais. Jacob tem síndrome de Asperger. Está preso no seu próprio mundo – consciente do mundo exterior e querendo relacionar-se com ele. Jacob tenta ser um rapaz como os outros mas não sabe como o conseguir.

Quando o seu tutor é encontrado morto, todos os sinais típicos da síndrome de Asperger – não olhar as pessoas nos olhos, movimentos descontrolados, acções inapropriadas – são identificados pela Polícia como sinais de culpa. E a mãe de Jacob tem de fazer a si própria a pergunta mais difícil do mundo: será o seu filho capaz de matar?



Opinião:
Ao longo da minha vida tenho vindo a conhecer-me enquanto leitora. Os meus gostos literários foram mudando com o passar dos tempos. Gosto cada vez mais de ler histórias reais, com problemas que podiam ser os nossos, com famílias que podiam ser a nossa. Pensar sobre as relações humanas, sobre emoções. Livros que nos marcam. Este foi um deles. 

É cada vez mais difícil escrever opiniões de livros dos quais gostei bastante. Este é um deles. Ainda só li 3 livros da Jodi Picoult (contando com este) mas, posso já afirmar que é uma das minhas autoras de eleição. Gosto da maneira delicada e verdadeira como aborda os assuntos. A sua entrega, a sua autenticidade tornam-na numa mestre na arte de contar histórias. 

Esta foi uma leitura conjunta com a Elisa, do blogue A Miúda Geek e a Dora, do canal do Youtube Books and Movies. Mais uma vez foi uma experiência fantástica. Partilhamos opiniões, teorias, pensamentos, emoções...sem nunca revelar demasiado.

Este é um livro fantástico. Como ultrapassar preconceitos, como lidar com os filhos com problemas pouco conhecidos pela sociedade em geral. Como lidar com a própria família, mas sobretudo como lidamos com todos esses sentimentos, pensamentos que quase nos são impostos. Não tenho conhecimento real da Síndrome de Asperger. Mas sinto autenticidade nas emoções que a autora transmite ao abordar o assunto. 

Este tipo de livros que atraem facilmente o leitor. É uma história muito cinematográfica, que facilmente "entramos" na história, que visualizamos o que acontece. Um livro que vale a pena ler por todos.

Recomendo.

13 comentários

Comentar post