Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jardim de Mil Histórias

Jardim de Mil Histórias

07.Jul.16

Opinião | "No Teu Ventre", de José Luís Peixoto


Nome: Em Teu Ventre
Autor(a): José Luís Peixoto
Editora: Quetzal
Edição: 2015
N.º Páginas: 168 páginas





Sinopse:
A partir de um ponto de vista inteiramente novo, 'Em Teu Ventre' apresenta o retrato de um dos episódios mais marcantes do século XX português: as aparições de Nossa Senhora a três crianças, entre Maio e Outubro de 1917. 

Através de uma narrativa que cruza a rigorosa dimensão histórica com a riqueza de personagens surpreendentes, esta é também uma reflexão acerca de Portugal e de alguns dos seus traços mais subtis e profundos. A partir das mães presentes nesta história, a questão da maternidade é apresentada em múltiplas dimensões, nomeadamente na constatação da importância única que estas ocupam na vida dos filhos. 

O sereno prodígio destas páginas, atravessado por inúmeros instantes de assombro e de milagre, confere a Em Teu Ventre um lugar que permanecerá na memória dos leitores por muito tempo.


Opinião:
Depois de ter lido Morreste-me e Dentro do Segredo decidi que queria ler todos os livros de José Luís Peixoto. Dois livros diferentes, mas muito bem escritos que se tornaram um dos meus livros preferidos de sempre.

Mas não senti o mesmo em relação a esta história. Senti alguma confusão. Não por não estar a perceber a história propriamente dita, mas por não estar a receber a mensagem que o autor provavelmente queria.

Contudo, gostei da forma como o autor abordou o tema da maternidade, o ser mãe: as emoções, os pensamentos, os sentimentos, as dúvidas. Aquilo que sentimos e pensamos enquanto mães e por vezes (ou mesmo nunca) as expressamos por palavras, pelas mais diversas razões.

José Luís Peixoto é um mestre da escrita. Isso é um facto. Escreve de uma forma que nos toca, que nos comove e agarra. É isso que sinto e penso. Mas este livro não me agarrou.

Vou continuar a acompanhar e a ler os livros deste autor, pois continua a ser um dos meus preferidos.

Boas leituras.


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.