Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jardim de Mil Histórias

Jardim de Mil Histórias

08.Dez.17

Opinião | "O Fim da Inocência", Vol. I, de Francisco Salgueiro


Título: O Fim da Inocência I
Autor(a): Francisco Salgueiro
Editora: Oficina do Livro
Temática/Género: Literatura/Romance
N.º de Páginas: 235 páginas
Edição: 2010

Classificação: 5 estrelas



Sinopse:
Aos olhos do mundo, Inês é a menina perfeita. Frequenta um dos melhores colégios nos arredores de Lisboa e relaciona-se com filhos de embaixadores e presidentes de grandes empresas. Por detrás das aparências, a realidade é outra, e bem distinta. Inês e os seus amigos são consumidores regulares de drogas, participam em arriscados jogos sexuais e utilizam desregradamente a internet, transformando as suas vidas numa espiral marcada pelo descontrolo físico e emocional.
Francisco Salgueiro dá voz à história real e chocante de uma adolescente portuguesa, contada na primeira pessoa. Um aviso para os pais estarem mais atentos ao que se passa nas suas casas.



Opinião:
Este livro é um dos bons exemplos de livros/autores que conheci através dos blogues. Confesso que antes disso nunca tinha ouvido falar em ambos. Numa das minhas idas à biblioteca estava na banca dos destaques. Não hesitei e veio comigo.

É um livro crú sobre a vida de uma adolescente, a Inês. Proveniente de uma família financeiramente estável entrega-se ao álcool, drogas e sexo, sem qualquer limites. Para estes jovens não há limites. Para nada! Acreditem. Os pais da Inês viajam muito. Logo, ela procura neste seu comportamento algum conforto e atenção. E o que ganha não é bem isso.

Não queria acreditar que estes eram testemunhos que a jovem contou ao autor. Não queria acreditar que estes eram os jovens de hoje. Que se entregavam ao fútil, ao volátil, ao destino. Sem qualquer respeito pelos outros e, principalmente, por eles próprios. Assusta-me enquanto mãe saber que são estes muitos dos valores que jovens de hoje se regram.

Claro que vou pensar que nem todos agem desta forma. Que há valores que quero acreditar que certos pais transmitem aos filhos. Vamos ter esperança, numa juventude diferente, numa sociedade melhor.

E vocês já leram este livro? O que acharam? Partilhem tudo.

Boas leituras.

12 comentários

Comentar post

Pág. 1/2