Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jardim de Mil Histórias

Jardim de Mil Histórias

20.Abr.16

Opinião | "O Meu Testemunho Perante o Mundo", de Jan Karski



Nome: O Meu Testemunho Perante o Mundo
Autor(a): Jan Karski
Editora: Editorial Bizâncio
Colecção: Vidas
Edição: 2011
N.º Páginas: 256 páginas



Sinopse
Publicada pela primeira vez nos EUA em 1944, esta obra fazia também parte da missão de denúncia e apelo a que o autor se propusera. Jan Karski, membro da resistência polaca, foi nesse ano o mensageiro do povo polaco junto do seu governo no exílio, o mensageiro dos judeus perante o mundo e o homem que alertou para o genocídio judaico, que ele mesmo presenciara, quando ainda era possível detê-lo. Além dos documentos e relatórios que deveria entregar ao seu governo no exílio e aos aliados, conseguiu ainda entregar ao presidente Roosevelt documentos relatando o que vira no Gueto de Varsóvia e no campo de concentração de Izbica Lubelska, os quais fazem também parte desta obra. Apesar de inicialmente ter sido um bestseller, a obra foi acolhida com alguma frieza pelas autoridades ocidentais e acabou por cair no esquecimento; o mundo não estava então preparado para os relatos de Karski, e o reconhecimento surgiu tardiamente. Obra capital de um Justo entre as Nações, proibiu e proíbe, em definitivo, as palavras «Não sabíamos».


Opinião
Esta foi mais uma leitura perturbadora. Esta é uma biografia impressionante. O testemunho de um homem que lutou para a verdade fosse descoberta.

Uma história sobre o amor à pátria, coragem, determinação, o poder político e bravura. Um livro muito político e muito revelador.

Gosto cada vez mais de ler biografias. Recomendo.



Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela editora Bizâncio em troca de uma opinião honesta






1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.