Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jardim de Mil Histórias

Jardim de Mil Histórias

13.Jul.16

Opinião | "O Quarto Alugado - A Vida de Fernando Pessoa revisitada por um velho amigo", de Ricardo Belo de Morais



Nome: O quarto alugado
Autor(a): Ricardo Belo de Morais
Editora: Verso de Kapa
Edição: 2013
Colecção: Prazeres Poéticos
N.º Páginas: 192 páginas



Sinopse
25 de abril de 1974.
Enquanto assiste à Revolução dos Cravos, e olhando para a janela do quarto onde Fernando Pessoa viveu, no Largo do Carmo nº 18, Vicente Guedes, um dos seus heterónimos, decide revelar a sua existência. Para tanto, resolve escrever as suas memórias, porque se apercebe que, com a chegada da tão esperada liberdade, a vastíssima obra de Fernando Pessoa pode, finalmente, ser totalmente publicada, sem censura, e passar a ser conhecida por todos. Aquele que conhecemos como uma personagem fictícia, criada para escrever a primeira fase do «Livro do Desassossego», conta-nos assim a vida de Fernando Pessoa. E revela todas as aventuras e desventuras do seu amigo, desde que este chegou a Lisboa, vindo da África do Sul, até à sua morte. Além disso, Vicente Guedes relata ainda todo percurso da extensa obra de Pessoa, até ao fim do Estado Novo.


Na pele de biógrafo, Guedes dá-nos uma visão abrangente e emocionada do Pessoa que foi um verdadeiro perseguidor de sonhos - e que é, actualmente, o mais universal dos escritores portugueses.


Opinião
Recordo Fernando Pessoa com alguma nostalgia. Das aulas de português em que explorávamos as obras do autor e dos seus heterónimos. Foi nessa altura que descobri a sua literatura e Alberto Caeiro, o meu heterónimo preferido. 

Confesso que desde essa altura nunca mais li nada de Fernando Pessoa. Descobri este livro por acaso (numa das minhas visitas à biblioteca) e achei que seria uma leitura interessante e adequada ao Desafio Pop-Up do mês de Maio do blogue, com o tema Autores Nacionais.

Esta é um biografia romanceada de Fernando Pessoa, narrada e contada por um heterónimo que nunca chegou ao grande público. Logo aí suscitou, ainda mais, a minha curiosidade para ler este livro.

É um livro muito interessante no sentido de conhecer a vida de Fernando Pessoa. O autor e o prefaciador introduziram e contextualizaram a obra de uma forma simples, objectiva e bastante esclarecedora. Esta introdução serviu para explicar quem foi (ou quem pretendia ser) o narrador e os factos de vida de Fernando Pessoa.

Foi bom conhecer um pouco mais da vida deste autor português, uma vez que, embora seja ficção, os dados e factos apresentados nesta história são verídicos. A contextualização histórica e política do país da altura foi também muito importante no decorrer da leitura.

Recomendo.

Extras
O autor Ricardo Belo de Morais lançou em 2015 outra obra baseada em Fernando Pessoa que se intitula Fernando Pessoa para todas as pessoas, pela editora Verso de Kapa.


1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.