Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jardim de Mil Histórias

Jardim de Mil Histórias

09.Mar.16

Opinião | "O Que Fazem Mulheres", de Camilo Castelo Branco


Nome: O Que Fazem Mulheres
Autor(a): Camilo Castelo Branco
Editora: Guerra & Paz
Edição: 2016
N.º Páginas: 224 páginas





Sinopse:
O Que Fazem Mulheres começa com um diálogo entre mãe e filha: a primeira tenta convencer a segunda a casar-se por dinheiro e não por amor.
Esta é a história de Ludovina, uma jovem bela, de origem fidalga, mas sem dote que lhe possa arranjar marido. Sem intenções sérias, namora-a Ricardo de Sá, mas há outro homem, João José Dias, regressado do Brasil, muito rico, muito velho, muito gordo.




Opinião:
Este livro deixou-me maravilhada. Não só pelo seu aspecto gráfico (estas edições da Guerra & Paz estão fantásticas), mas também e sobretudo pelo seu conteúdo. 

Este não foi o primeiro livro que li de Camilo Castelo Branco. Amor de Perdição foi uma das leituras obrigatórias, mas confesso que não me recordo bem dessa leitura, pois considero que, na altura, não tinha "maturidade literária" para o compreender na sua essência.

Camilo Castelo Castelo não podia faltar neste mês em que o tema principal do blog são as Mulheres. E em particular esta história, que fala de mulheres.

Prima pela originalidade, criatividade, mas sobretudo pela forte crítica social à sociedade portuguesa do Séc. XIX. Uma sociedade as mulheres não tinham grande voz e em que as suas vidas eram controladas pela família. Os seus sentimentos das mulheres eram secundários e o adultério era crime. 

Foi uma leitura muito boa, não só pelo tema, mas pela escrita muito poética de Camilo. Voltei a sentir vontade de ler mais livros dos nossos escritores do Séc. XIX, que muito tem falado no blog. Histórias e escritores que vale a pena conhecer e voltar a ler.

Recomendo.

Classificação:
4/5 - Gostei Muito


Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela editora Guerra & Paz em troca de uma opinião honesta.





10 comentários

Comentar post