Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jardim de Mil Histórias

Jardim de Mil Histórias

30.Mar.17

Opinião | "Rumo a Casa", de Yaa Gyasi | Editorial Presença


Título: Rumo a Casa
Autor(a): Yaa Gyasi
Editora: Editorial Presença
N.º de Páginas: 344 páginas
Edição: 2017
Temática/Género: Literatura / Romance
Colecção: Grandes Narrativas

Classificação: 4 estrelas

Sinopse:
Effia e Esi, filhas do mesmo pai, nasceram em aldeias diferentes do Gana do século XVIII. Effia casa com um inglês e vive confortavelmente no Castelo da Costa do Cabo. Já Esi, sem que Effia saiba, vê-se aprisionada nas masmorras do mesmo castelo, vendida como escrava e enviada para a América. O Regresso retrata magistralmente o suceder de gerações a partir de Esi e Effia, no Gana e nos Estados Unidos da América. 

As duas descendências, com os seus episódios íntimos, belos e dramáticos, mostram-nos a história da escravatura e da cultura afro-americana nos continentes africano e americano até à atualidade, lado a lado num fio que se poderá unir. Esta estreia literária de Yaa Gyasi, nascida em 1989, arrebatou a crítica e os leitores, tornando a autora numa das vozes mais promissoras da literatura norte-americana.



Opinião:

Este livro retrata a história impressionante do colonialismo e escravatura, nos Estados Unidos da América e no Gana, em África. A narrativa inicia-se com a história de duas irmãs, filhas do mesmo pai.Não se conhecem, nasceram em aldeias diferentes, logo vão ter percursos de vida diferentes. 

O que mais se distingue desta história é a sua estrutura. O cuidado que a autora teve em apresentar, no início do livro, a árvore geneológica das duas famílias demonstra logo que vamos acompanhar a vida, não só destas duas irmãs, mas de muitas outras personagens das gerações seguintes.

Cada capítulo dedica-se a uma personagem de cada família. Vamos acompanhando todas estas famílias por mais de 250 anos. O que pode parecer muito redutor, pois pode pensar-se que ficamos a conhecer pouco cada personagem ou que não conseguimos estabelecer empatia com as mesmas. Isso não acontece. A autora tem a capacidade de, em poucas páginas, construir personagens riquíssimas, profundas que nos tocam com os seus pensamentos. Só com uma escrita fabulosa é que nos agarramos, com poucas palavras, às personagens. 

É sobretudo um romance histórico, profundo que fala sobre uma parte da história do mundo. Uma história vivida em continentes diferentes. Um história de amor, de preconceitos, de racismo, de crenças, de luta, mas sobretudo de esperança. Não só o lugar onde vivemos dita grande parte do nosso percurso. Há a sorte e há a vontade de querer mais. Esta é uma história tocante que todos deviam ler.

Boas leituras. 


Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela Editoral Presença em troca de uma opinião honesta.

Para mais informações sobre o livro ver aqui.



10 comentários

Comentar post